Historia das vias publicas

História das vias públicas

Acapurana (Nome anterior: Rua Estevão)
Acapurana, que em tupi-guarani significa “árvore alta”, é uma árvore leguminosa da região Amazônica.De flores róseas, grandes frutos e madeira durável, é própria para construção, marcenaria e tinturaria.É uma planta com propriedades medicinais, sendo suas folhas, cascas e frutos, usados em tratamentos. Nafloresta Amazônica é um remédio comum para a febre da malária.

Ajururés (Nome anterior: Rua Catende)
Ajururés em tupi-guarani significa “amigo dos papagaios” e dá nome a tribo indígena do baixo Xingu e do RioMadeira.

Antônio de Macedo Soares (Nome anterior: Rua Prudente de Moraes)
Antônio Joaquim de Macedo Soares nasceu em 1838, em Maricá – RJ. De família muito atuante na políticafluminense, foi jurista, magistrado e político.Em meados do século XIX foi vereador em Araruama e deputado provincial pelo Rio de Janeiro, de 1870 a1878.Como juiz, tornou-se notável pela sua atitude em favor da liberdade dos escravos. Foi também um notóriodefensor da liberdade religiosa no Brasil.Após a proclamação da República, foi um dos primeiros ministros do Supremo Tribunal FederalBarão de JaceguaiArtur Silveira de Motta, Barão de Jaceguai, nasceu em São Paulo, em 1843. Ingressou na Escola Naval doRio de Janeiro em 1858, aos 15 anos, como aspirante.Na Guerra do Paraguai serviu como ajudante de ordens do Almirante Tamandaré, que comandava as forçasnavais brasileiras. Por serviços de guerra, com apenas 26 anos, foi promovido a capitão de mar e guerra, feitoaté então inédito na Marinha brasileira.Terminada a guerra, passou por diversas missões diplomáticas no exterior, além de ter desempenhadoinúmeras funções na Marinha. Em 1882, recebeu o título de Barão de Jaceguai e foi promovido a chefe deesquadra.Escreveu obras sobre o tema militar, destacando-se: “Organização Naval”, reunião de artigos (1896); “QuatroSéculos de Atividade Marítima Portugal e Brasil”; “De Aspirante a Almirante”, e “Reminiscências da Guerra doParaguai” (1935).

Bernardino de Campos (Nome anterior: Rua B)
Bernardino José de Campos Júnior nasceu em Pouso Alegre, MG, em 1841.Em São Paulo, matriculou-se na Faculdade do Largo de São Francisco, e tornou-se bacharel em direito em1863.Em 1888 foi eleito deputado da Assembleia Provincial.Em 1889, Proclamada a República, foi o primeiro chefe de polícia no novo regime, e logo depois deputado.Chegou a ser indicado para ocupar uma cadeira no Supremo Tribunal Federal, mas recusou a oferta para secandidatar ao governo de São Paulo.Em 1892 foi eleito governador de São Paulo. Terminando o mandato, foi nomeado Ministro da Fazenda peloPresidente da República, Prudente de Moraes. Foi também senador em 1896.Em 1902 é eleito Presidente do Estado de São Paulo pela segunda vez, tendo de enfrentar a grave crisefinanceira motivada pela baixa extraordinária nos preços do café.Após deixar a presidência foi eleito senador novamente.Faleceu em 1915.

Conde de Porto Alegre (Nome anterior: Visconde de Porto Seguro)
Manuel Marques de Sousa, Conde de Porto Alegre, nasceu em 1804 no Rio Grande (atual RS). Nascido deuma família rica e de tradição militar, seu apelido era “O Centauro de Luvas” porque era um soldado decavalaria muito educado e impecavelmente fardado.Lutou bravamente na Guerra contra Artigas, na Independência do Brasil, na Guerra da Cisplatina, naRevolução da Farroupilha, na Guerra do Prata e na Guerra do Paraguai.

Constantino de Sousa (Nome anterior: Rua Dom Pedro II)
Constantino José Gomes de Sousa nasceu em 1825, em Estância, SE. Foi médico, dramaturgo, romancista epoeta.Dentre seus dramas destacam-se “O Espectro da Floresta”, “A filha do salineiro” e “O enjeitado”.Entre seus romances, destacam-se: “O desengano”, “A filha sem mãe”, “O grumete”, “Arycurana” e “O cego”.Cristóvão PereiraCristóvão Pereira de Abreu nasceu em Portugal em 1678. Ainda jovem, atravessou o Atlântico para dedicar-seao negócio da extração, aquisição e comercialização dos couros bovinos na Colônia do Sacramento (atualUruguai), então principal atividade econômica daquela região.A partir de 1720, passou a transportar e comercializar animais, conduzidos por rotas terrestres.Foi quandocomeçou a fazer uma ligação mais curta entre Sacramento e São Paulo. Desbravando terras, ele garantiu umfluxo constante e regular do comércio de gado e cavalos, entre a região do Rio Grande e São Paulo, sendoconsiderado o patrono do tropeirismo.Pelos serviços prestados, recebeu terras da Coroa Portuguesa e escolheu Mostardas, atual RS, para viver eonde hoje, às margens da Lagoa dos Patos, há o farol em homenagem a ele.

Dória
Esta rua começou a ser aberta na década de 1920 como parte do bairro que se iniciava: a Vila Alexandrina,implantada ao lado de duas outras vilas, a Vila Paulista e a Vila Mascote.O responsável pelo loteamento foi o empresário russo Alexandre Waisntein. Apesar de estarem situadas aolado do bairro do Jabaquara, naquela época as três novas vilas pertenciam ao então município de SantoAmaro.O nome de “Vila Alexandria” foi sugerido pelos próprios loteadores e, seguindo a mesma tendência, todas assuas ruas receberam denominações com gregas, como por exemplo da Avenida Dória: uma referência aosdórios ou dóricos, que formavam uma das quatro tribos em que se dividiam os antigos gregos (os demaiseram chamados de aqueus, jônicos e eólicos).

Dr. Adhemar Queiroz de Moraes (Nomes anteriores: Rua 8-A e Rua 8)
Adhemar Queiroz de Moraes nasceu em 1885.Cursou engenharia civil na Escola de Engenharia Mackenzie, formando-se em 1907. Em São Paulo trabalhouno escritório de engenharia de Francisco Ramos de Azevedo, encontrando na arquitetura sua verdadeiravocação. Tornou-se o precursor do estilo colonial brasileiro.Foi membro da comissão para dirigir a Cruz Vermelha Brasileira, filial de São Paulo.Foi professor da Escola de Engenharia Mackenzie e fez parte do Conselho Diretor do Instituto Mackenzie.

Dr. Diógenes Certain (Nome anterior: Rua Particular)
Diógenes Augusto Certain nasceu em Joanópolis, SP, em 1905.Diplomou-se em 1930 pela Faculdade Nacional de Medicina da Universidade do Brasil, e em 1931 defendeutese sobre tuberculose, conquistando o grau de Doutor em Medicina.Exerceu durante a maior parte de sua vida atividades relacionadas à luta anti-tuberculose.

Dr. Domingos de Sylos (Nome anterior: Passagem D)
Domingos de Sylos nasceu em 1904, em São José do Rio Pardo, SP.Entrou na Faculdade de Direito do Largo São Francisco e colou grau como bacharel em 1931.Entrou para a Procuradoria Fiscal e para a Secretária do Estado dos Negócios da Fazenda de São Paulo.Foi também advogado do Estado, cargo em que se aposentou no ano de 1968.Faleceu em 1976.

Dr. Joviano Telles (Nome anterior: Passagem C)
Joviano Telles nasceu na cidade de Capelas, SE, em 1869.Em 1886, entrou para a Faculdade de Direito de Recife, concluindo o curso em São Paulo.Em 1893, transfere-se para Bragança Paulista e torna-se um advogado de grande prestígio.Funda o jornal O Republicano, um dos mais brilhantes órgãos de imprensa do interior.Em 1908, retorna à capital onde, exerce a advocacia até a sua morte.Em 1932, participou ativamente da Revolução Constitucionalista.Faleceu em 1945.

Dr. Wladimir dos Santos Mello (Nome anterior: Passagem B)
O Dr. Wladimir dos Santos Mello nasceu em 1921.Foi odontologista e compositor.Faleceu em 1974.EmboabasA Guerra dos Emboabas ocorreu em Minas Gerais, no inicio do século XVIII, entre paulistas e forasteiros(portugueses ou naturais de outras capitanias), apelidados de “Emboabas”, que migravam em massa para aregião, atraídos pelas recém-descobertas jazidas de ouro.Em 1709, após combates na região do rio Mortes, os paulistas foram rendidos. A região foi pacificada em1710, com a intervenção do governador do Rio de Janeiro, Antônio de Albuquerque Coelho de Carvalho,posteriormente nomeado governador da nova capitania de São Paulo e Minas Gerais. Em 1720, criou-se acapitania de Minas Gerais, separando-a da capitania de São Paulo.Com o final da guerra, São Paulo deixa de ser vila, tornando-se cidade.A derrota dos paulistas fez com que alguns deles fossem para o oeste aonde, anos mais tarde, descobririamnovas jazidas de ouro nos atuais estados do Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Goiás.Após o fim da guerra a produção de ouro aumentou de tal forma que Minas Gerais tornou-se a região maisrica do Brasil entre 1740 (auge da produção) e 1760 (auge da arrecadação).

Emílio Borba Filho (Nome anterior: Rua Particular, conhecida por J)
Hermilo Borba Filho nasceu em 1917, em Palmares, PE.Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais, publicou os romances Caminho da Solidão, Sol das Almas e APorteira do Mundo.Em 1935 escreveu A Felicidade, sua primeira peça. Em 1941, escreveu o primeiro conto: As Pernas DaquelaMoça.Em 1958, fundou, com Ariano Suassuna, o Teatro Popular do Nordeste, destacando-se como um dos grandespesquisadores da cultura popular nordestina.

Engenheiro Adelmar de Mello Franco (Nome anterior: Passagem E)
Nasceu em Paracatu, MG, em 1876 e faleceu em 1957.Engenheiro Luiz Antônio TambascoEngenheiro Luiz Antônio Tambasco é o atual nome da antiga Rua Platina.

Fausto Delduque (Nomes anteriores: Rua Projetada 1 e Rua 2)
Nasceu em 1882 e formou-se em contabilidade. Com 18 anos ingressou no Banco de Comércio e Indústria deSão Paulo como auxiliar, onde permaneceu até seus últimos dias, quando exercia a função de tesoureiro.Prestou, por mais de 40 anos, nos finais de semana, serviços no Jockey Club de São Paulo.Faleceu em 1949.

Itamaraty Feitosa Martins (Nome anterior: Rua Particular)
Itamaraty Feitosa Martins nasceu em Botucatu, SP, em 1926.Iniciou sua carreira jornalística aos 18 anos no Jornal de Noticias e ingressou algum tempo depois, no ÚltimaHora.Era colunista da Folha da Tarde, na qual mantinha duas seções diárias.Dedicou-se ao jornalismo por 36 anos e faleceu em 1980, aos 54 anos de idade.

João Álvares Soares (Nome anterior: Rua Benjamin Constant)
João Alvares Soares nasceu em 1676, na Bahia.Estudou no colégio dos jesuítas, onde se graduou como mestre de artes. Foi praça, alferes e capitão, do terçoda infantaria da Guarnição da Bahia.Deixou a carreira militar e ingressou na eclesiástica. Compôs versos e fez parte da Academia Basílica dosEsquecidos.

Joaquim Nabuco
Joaquim Aurélio Barreto Nabuco de Araújo nasceu em Recife em 1849. Foi político, diplomata, advogado,jornalista e historiador.
Na política de Joaquim Nabuco pautou-se pela ética em favor das reformas, o que fez dele um dos grandesdiplomatas do Império do Brasil. Como deputado, defendeu a eleição direta, a presença de não católicos noParlamento e a imediata abolição da escravatura, tendo sido o mais importante e o mais popular dosabolicionistas.
Em 1899, Joaquim Nabuco foi convidado para chefiar uma delegação brasileira a Londres e, em nome dopresidente da República, Campos Sales, defender perante a Coroa britânica a causa dos limites entre o Brasile a Guiana Inglesa.
Em 1904, foi nomeado embaixador brasileiro nos Estados Unidos.Faleceu em 1910 em Washington.Foi nomeado para a cadeira nº. 27 da Academia Brasileira de Letras.

José dos Santos Júnior
Antes de ser jornalista, foi contador e dirigiu seu próprio escritório de contabilidade.Em 1933 fundou o “Boletim Comércio e Indústria” que inicialmente era mimeografado e transformou-se depoisno “Diário Comércio e Indústria”.Foi funcionário do Banco Italiano de Descontos, onde ocupou o cargo de procurador, devido ao seuconhecimento de italiano e francês.Em 1973 recebeu homenagem da Associação Paulista de Imprensa que lhe outorgou o título de Decano dosFundadores de Jornais de São Paulo.

Laplace (Nome anterior: Rua Martim Francisco)
Pierre Simon Laplace, também conhecido como Marquês de Laplace, nasceu na Normandia em 1749. Foimatemático, astrônomo, físico e político francês.
Tinha uma espetacular capacidade matemática e aos 17 anos já produzia trabalhos em astronomia.
Organizou a astronomia matemática, resumindo e ampliando o trabalho de seus predecessores na sua obra prima Mécanique Céleste. Esta obra traduziu o estudo geométrico da mecânica clássica usada por IsaacNewton para um estudo baseado em cálculo.
Formulou o método da Transformada de Laplace para a resolução de equações diferenciais, em particular,das equações lineares, bem como a Teoria das probabilidades.
Observou que algumas nebulosas reveladas pelos telescópios poderiam não ser parte da Via Láctea eseriam, na verdade, galáxias, antecipando a principal descoberta de Edwin Hubble em cerca de 100 anos.Tornou-se conde do Império e foi nomeado marquês em 1817.

Maria Martins (Nome anterior: Rua Projetada)
Nascida em 1894, casou-se pela primeira vez com o jurista e historiador Otávio Tarquínio de Sousa, de quemse separou, casando-se pela segunda vez com o diplomata Carlos Martins Pereira e Sousa.Inicialmente interessou-se pela música. Depois, estudou pintura em Paris. Aos trinta anos, se interessou pelaescultura. Na França, também trabalhou com a madeira e, no Japão, aprendeu a modelar terrocota, mármoree cera. Em 1939 passou a utilizar o bronze em suas esculturas.
Na Bienal de São Paulo de 1955, chegou seu reconhecimento, ao ser premiada com o título de melhorescultor nacional. Porém, foi no exterior que se destacou: nomes influentes passaram a se interessar pelo seutrabalho e suas esculturas começaram a fazer parte do acervo de importantes colecionadores.No Palácio Itamaraty, em Brasília, há duas esculturas de sua autoria.

Nicolau da Rocha Vita (Nome anterior: Passagem Particular A)
O Dr. Nicolau da Rocha Vita foi delegado da administração policial da cidade Serra Negra, SP.

Palmares
Ocorrida na Capitania de Pernambuco, no atual estado de Alagoas, a Guerra dos Palmares foi uma longatentativa da Coroa Portuguesa, em meados no século XVII, contra a resistência dos africanos à escravatura.
O Quilombo dos Palmares foi fundado com o objetivo de construir uma sociedade longe do poder dossenhores do engenho, especialmente do trabalho no cultivo do açúcar, o principal produto da economianaquela época.
Os quilombolas estimulavam a fuga em massa dos engenhos, travavam comércio com as vilas mais próximase promoviam assaltos a engenhos.
Entre 1644 e 1645, durante as ocupações holandesas, a Companhia das Índias Ocidentais ordenou ataquesao Quilombo. A operação não foi bem-sucedida e deixou os holandeses suscetíveis às emboscadas dosquilombolas.
Em 1678 um acordo de paz foi proposto e portugueses e rebeldes encontraram-se. Com o acordo, escravosfugidos deveriam ser devolvidos à Coroa (com exceção dos já nascidos no Quilombo) e, em contrapartida,Portugal garantia alforria e terras aos habitantes de Palmares.
Em 1695, o último reduto dos Palmares deixa de existir, cessando a luta contra os quilombos, que já duravamais de 50 anos.

Pergentino de Freitas (Nome anterior: Rua A-1º)
Nasceu em São Luiz do Paraitinga, SP, em 1883.
Classificou-se em primeiro lugar em concurso para a Secretaria do Estado dos Negócios da Fazenda.
Ocupou também os cargos de diretor do Instituto do Café do Estado de São Paulo e foi membro da MesaAdministrativa da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.
Faleceu em São Paulo em 1969.

Pirandello (Nome anterior: Rua Quintino Bocaiuva)
Luigi Pirandello nasceu em 1867 em Agrigento, Itália.
Foi dramaturgo, poeta e romancista e aos 12 anos escreveu sua primeira tragédia.
Escreveu diversos romances que foram compilados sob o título de Novelle per un anno, com 15 volumes.
Porém, é no teatro que Pirandello detém uma vasta obra, que se dividem em quatro fases:O teatro siciliano: nesta primeira fase, alguns textos foram escritos em siciliano porque Pirandello oconsiderava mais vivo do que o italiano e melhor expressava a realidade. Lumìe di Sicilia é a obra maisfamosa desta fase.
O teatro humorístico: nesta fase, Pirandello introduz a verão relativista da realidade, invertendo os modeloshabituais de comportamento. A obra La Signorina Morli caracteriza esta fase.
O teatro no teatro (metateatro): para Pirandello, o teatro devia falar também aos olhos e não somente aosouvidos, e para isso, resgatou uma técnica de Shakespeare, o cenário múltiplo. A obra Sei personaggi incerca d’autore é uma das obras desta fase.O teatro dos mitos: apenas três obras são associadas a esta fase, La nuova colonia, Lazzaro e I giganti dellamontagna.Recebeu o Nobel de Literatura de 1934.

Professor Henrique Neves Lefèvre (Nome anterior: Rua do Ouro)
Henrique Neves Lefèvre nasceu em 1893, em São Paulo.Formou-se na Escola Politécnica de São Paulo. Sua tese de formatura foi sobre as habitações coletivas. Foicatedrático e fundador da cadeira de Urbanismo.Ingressou na vida pública na Prefeitura Municipal de São Paulo, onde criou o Departamento de Urbanismo eelaborou o Plano Diretor da Cidade. Exerceu o cargo de diretor-geral da Prefeitura e teve vários trabalhospremiados em congressos nacionais de engenharia.Participou de todos os movimentos cívicos que precederam a Revolução de 1932. Foi eleito deputado peloPartido Constitucionalista e foi constituinte de 1935.Faleceu em 1963.

Professor João Batista de Castro (Nome anterior: Rua A-2º)
João Batista de Castro nasceu em 1898 e dedicou toda a sua vida ao ensino público primário.Faleceu em 1976.

Professor Miguel Maurício da Rocha (Nome anterior: Rua Apuçá)
Miguel Mauricio da Rocha nasceu em Lagoa da Canoa, AL, em 1901.Foi um dos mais notáveis matemáticos brasileiros.Formou-se em engenharia civil, de minas e metalurgia pela Escola de Minas de Ouro Preto. Nesta escola,desde os 22 anos, lecionou como professor catedrático de cálculo diferencial e integral e foi membro daAcademia Brasileira de Ciências.Chegou a ser um dos maiores acionistas do Banco da Lavoura de Minas Gerais, precursor do ex-Banco Real.Seu filho, o engenheiro Antonio Maurício da Rocha, foi o fundador da Tenenge – Técnica Nacional deEngenharia.

Professor Rubens Gomes de Souza (Nomes anteriores: Rua Santa Catarina e Rua A)
Nasceu em Bruxelas, em 1913.Estudou no Colégio São Luis e formou-se bacharel pela Faculdade de Direito da USP.Era especialista em direito tributário, foi juiz contribuinte do Tribunal de Impostos e Taxas do Estado de SãoPaulo e catedrático de Legislação Tributária na Faculdade de Ciências Econômicas e Administrativas da USP.Foi encarregado de elaborar o projeto do Código Tributário Nacional.Faleceu em São Paulo em 1973.

Professor Sebastião Hermeto Júnior (Nomes anteriores: Logradouro formado pelas passagens A e F e APraça de Retorno)
Nasceu em São Paulo em 1910.Formou-se em 1931 pela Faculdade de Medicina de São Paulo e trabalhou na 1ª Clínica Cirúrgica de Homensda Santa Casa de Misericórdia.Foi também membro de diversas instituições médicas, e deixou extensa bibliografia. Era docente-livre deClínica Cirúrgica e de Técnica Cirúrgica e Cirurgia Experimental da Faculdade de Medicina da USP, desde1938.Em 1964 foi eleito membro correspondente da Academia Nacional de Medicina.

Professor Vicente Rao (Nomes anteriores: Av. Ao longo do Córrego do Cordeiro, Rua B, Rua Prof. VicenteRao e Av. Vicente Rao)
Filho de imigrantes italianos, em 1911 formou-se em filosofia. Em 1912 formou-se em direito pela Faculdadede Direito da Universidade de São Paulo – FDUSP.Começou sua carreira em escritório de advocacia e colaborou com comentários jurídicos no Diário doComércio até se tornar redator.
Após a Revolução de 1930, foi chefe da polícia de São Paulo.Em 1932 foi exilado para a França, retornando ao Brasil em 1934, quando foi indicado para o Ministério daJustiça e Negócios Interiores.
Em 1934 Vicente Rao participou da fundação da Universidade de São Paulo – USP, tornando-se professor daFaculdade de Direito do Largo São FranciscoEm 1951, retornou à vida pública assumindo o Ministério das Relações Exteriore.

República do Iraque (Nome anterior: Rua Barão do Ladário)
Durante e após a Segunda Guerra Mundial, o então Reino do Iraque foi a pátria de um número desimpatizantes do nacionalista árabe. Os nacionalistas árabes viam a monarquia Hachemita muito ligadas comos interesses britânicos e ocidentais. Este sentimento anti-Hachemita cresceu em um sistema educacionalmuito politizado.
Como grande parte do mundo, o Iraque foi devastado na Segunda Guerra Mundial e a guerra causou umgigantesco aumento da inflação. O primeiro-ministro Nuri Al-Said e o regente nacionalista árabe, Abd al-Ilah,entravam constantemente em atrito nas questões de política econômica. As políticas de Al-Said eramdetestadas por alguns indivíduos dentro das forças armadas iraquianas e grupos de oposição começaram ase formar.
Em 14 de julho de 1958, o grupo “Oficiais Livres”, um grupo militar secreto, derrubou a monarquia e o reiFaiçal II, o príncipe Abd al-Ilah e Nuri al-Said foram mortos, estabelecendo-se a República do Iraque.

Savério Fittipaldi (Nome anterior: Rua da Prata)
Nasceu em 1894, em San Severino Lucano, Itália.
Chegou ao Brasil em 1900, e aos 12 anos iniciou-se no ramo de livros, no Rio de Janeiro. Em 1919 fundou aLivraria Carioca no Rio de Janeiro, mais tarde denominada Livraria João do Rio. Publicou mais de 600 obraspopulares.
Em 1946 em São Paulo, fundou a Editora das Américas – Edaméris.
Em 1956, comemorou seu Jubileu de Ouro, sendo homenageado pela Câmara dos Deputados, SenadoFederal, Assembléia Legislativa de São Paulo e Câmara Municipal de São Paulo.Faleceu em 1981.

Tibiriçá
Jorge Tibiriçá Piratininga nasceu em Paris em 1885, filho de João Tibiriçá Piratininga e Pauline Eberlé. Quatroanos após o seu nascimento, sua família retornou ao Brasil.
Após estudar agronomia e filosofia na Europa, deu início à carreira de agrônomo, tornando-se referênciaentre os produtores de café. Com o falecimento de seu pai, recebeu de herança enormes extensões de terrasprodutivas e além do café, dedicou-se ao plantio de cana de açúcar, algodão e cereais.
Foi indicado pelo então presidente da república, Prudente de Morais, ao governo do estado de São Paulo.
Porém, acabou exonerado por Deodoro da Fonseca.
Em 1892, Jorge Tibiriçá elegeu-se senador.
Com a eleição de Bernardino de Campos para o governo de São Paulo, foi empossado Secretário daAgricultura, Comércio e Obras Públicas, renunciando ao cargo de senador. Na gestão desta secretariaaumentou significativamente o fornecimento de água na capital, aumentando o abastecimento diário de 3,5milhões para 31,5 milhões de litros.Em 1895, elegeu-se novamente senador e em 1901 foi reeleito.Dado o sucesso obtido por ele no período em que esteve no comando da Secretaria de Agricultura, Comércioe Obras Públicas e com a crise do café, em 1904 foi eleito governador pela segunda vez.Tibiriçá deixou o governo de São Paulo em 1908 e foi eleito novamente para o Senado.Faleceu aos 72 anos, quando exercia a função de presidente do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo.

Tomé Portes (Nomes anteriores: Rua Urânio e Rua 7)
Tomé Portes del-Rei nasceu em Mogi das Cruzes, SP, em 1624.
Foi um dos bandeirantes responsáveis pelas primeiras fixações de europeus e paulistas na região do Rio dasMortes, MG, por volta de 1700, próximo de onde se fundou São João del-Rei, em 1713.
Foi cunhado de outro bandeirante famoso: Bartolomeu da Cunha Gago.

Vereador José Diniz (Nome anterior: Av. Conselheiro Rodrigues Alves)
Apesar de não existirem muitos registros, a Avenida Vereador José Diniz, remete ao famoso “Zé da Farmácia”ou, oficialmente, José de Oliveira Almeida Diniz.
Sua farmácia era próxima à Rua Adolfo Pinheiro e era querido e respeitado pela população do entãomunicípio de Santo Amaro.
Foi eleito vereador em 1948. Ocupou diversos cargos públicos, como a secretaria municipal de higiene e,novamente, vereador em 1972.

Verinha Darcy (Nomes anteriores: Passagens Particulares B e C)
Vera Dulce Perez Teixeira de Carvalho, nasceu em 1946 em São Paulo.Aos 9 anos de idade iniciou sua carreira artística quando ficou conhecida pelo seu papel em “Polyana”, obraadaptada para a TV por Júlio Gouveia, levada ao ar diariamente pela TV Tupi.Participou praticamente de todas as realizações de Júlio Gouveia, como o Teatro da Juventude, e atuoutambém em “TV de Vanguarda” e “A Família Panorâmica”.Verinha era filha de Elizabeth Darcy, locutora, atriz e apresentadora de TV e irmã do comentarista esportivoSilvio Luiz.Silvio Luiz revelou ao jornalista Flávio Prado, no PodCast Entre Amigos, que sua irmã foi assassinada pelomarido, após uma briga doméstica em 1979. O crime, na época, não foi divulgado ou investigado pois,segundo Silvio Luiz, o marido de Verinha tinha amizades influentes que ajudaram a abafar o caso.

Vicente Leporace (Nomes anteriores: Rua Santa Rita e Rua 6)
Filho de imigrantes italianos, Vicente Leporace nasceu em 1912, no sul de Minas Gerais e cresceu no interiorde São Paulo.
Foi um dos maiores nomes do rádio brasileiro, iniciando sua carreira quando ainda era estudante. Seuprograma “O Trabuco”, na Rádio Bandeirantes, ficou no ar por dezesseis anos e consistia na leitura diária denotícias vinculadas nos principais jornais brasileiros, seguidos de comentários e críticas sobre elas.
No cinema, fez sua primeira atuação em 1949, em “Luar do Sertão”.Como compositor, teve suas músicas gravadas por Silvio Caldas.Escreveu colunas em respeitados jornais.

Washington Luís (Conhecida anteriormente por Auto Estrada Washington Luís e Rua Cristóvão Colombo)
Washington Luís Pereira de Sousa nasceu em 1869, em Macaé, RJ.
Foi deputado estadual, secretário da Justiça de São Paulo, 3º Prefeito da Cidade de São Paulo, eleito porduas vezes, o 18º Presidente do Estado de São Paulo (equivalente a governador), senador, além de 13ºPresidente do Brasil e o último da República Velha.No governo de São Paulo seu lema foi “Governar é abrir estradas”, e durante o seu mandato, construiu maisde mil quilômetros de rodovias no Estado.

Zacarias de Góis (Nome anterior: Rua Bernsley)
Zacarias de Góis e Vasconcelos nasceu em Valência, na então Província da Bahia, em 1815.Estudou na Academia de Ciências Jurídicas e Sociais de Olinda, graduando-se bacharel em direito.Em 1843 elegeu-se deputado para a Assembleia Legislativa na Bahia, dando início a sua carreira política. Foipresidente das Províncias do Piauí (1845-1847), de Sergipe (1847-1849) e do Paraná (1853-1855).A partir da década de 1850, ganhou projeção no cenário nacional ao eleger-se para a Câmara dosDeputados. Foi eleito deputado geral pela Província da Bahia e pela Província do Paraná. Foi eleito senadorde 1864 a 1877.Foi também secretário de Estado dos Negócios da Marinha, dos Negócios do Império, da Justiça e daFazenda.Ocupou ainda a presidência do Conselho de Ministros em 1862, 1864 e 1866.

Nota: não foi encontrado informações sobre a Rua Dr. João Pedro Perotti.